📺 WebTorrent Desktop - Cliente Torrent de Streaming Multiplataforma · Review

✏ Inscreva-se • Subscrible 📄 comente 👍 curta 🔄 compartilhe!

Apesar do título “WebTorrent Desktop…” o WebTorrent é uma aplicação multiplataforma para o tanto para o browser quanto desktop, disponível para Linux, Mac OS e Windows. A aplicação é completamente escrita em JavaScript — a linguagem da web — e usa WebRTC para o transferência peer-to-peer, sempre que possível. O programa não é exige instalação de plugins para o navegador ou extensões.

O programa usa padrões web abertos, o WebTorrent conecta os usuários do site em conjunto para formar uma rede distribuída e descentralizada browser-to-browser para uma transferência de arquivos eficiente.

Para quem estiver com pressa de experimentar o Webtorrent pode fazê-lo através do site instant.io. Basicamente o utilizador só tem de arrastar para a página o conteúdo que pretende compartilhar e passar o link, Magnet URI ou .torrent a quem o pretender fazer o download — ou descarregar se preferir. Sendo um cliente que funciona através da Web, os utilizadores podem facilmente embeber o código numa webpage. Veja aqui como fazer. Ao arrastar o conteúdo a partilhar para a página é de imediato criado o torrent.

Imagine um site de vídeos como o YouTube, onde os visitantes podem ajudar a hospedar o conteúdo desse site. Quanto mais as pessoas que usarem um site movido a WebTorrent, mais rápido e mais resistente ele se torna.

A comunicação browser-to-browser elimina o middle-man permitindo que as pessoas se comuniquem com seus próprios termos. Não mais de cliente/servidor, apenas uma rede de “parceiros”, todos iguais. O WebTorrent é o primeiro passo na jornada para que decentralize da Web.

Um dos pontos mais interessantes do WebTorrent é a entrega peer-assisted. projetos sem fins lucrativos como a Wikipedia e o Internet Archive ajudam a reduzir largura de banda e custos de hospedagem, permitindo que o projeto continue estável para os visitantes. O Conteúdo popular é disponibilizado via browser-to-browser, de forma rápida e barata, vale ressaltar que o conteúdo raramente é acessado de forma confiável através de HTTP a partir do servidor de origem.

Quem está usando WebTorrent hoje?

Apesar do WebTorrent ser um projeto relativamente novo, ele já está sendo usado em formas legais em diversos projetos na web:

📹 Review WebTorrent Completo

Gostou das músicas do review? 
Escuta aí a playlist no SoundCloud!

Inscreva-se • Subscrible 
youtube.com/c/TavernaLinuxBR
📄 comente 👍 curta 🔄 compartilhe!

MediumTwitterFacebookInstagramGoogle+QuitterTumblr


Originally published at www.linkedin.com.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.