📻 gPodder - Gerenciador de podcasts

Agora se tornou muito fácil encontrar episódios de podcasts que tratam de diferentes assuntos que nos interessam. Assim, acabamos fazendo o download de muitos deles e nos desorganizando, sem saber quais já escutamos e se já saiu um novo episódio.

Explicando rapidamente o que é podcast. Trabalho com um feed RSS exclusivamente dedicado a programas de rádio, informando sobre upgrades e permitindo uma ouvir ou baixar rapidamente o arquivo correspondente [áudio ou vídeo]. E a verdade é que no Linux não tem qualquer mistério: muitos player de música e serviços on-line suportam esta tecnologia, que finalmente saiu das sobras do browser para serem apreciados.

O gPodder pode auxiliar no gerenciamento desses podcasts. Ele baixa e organiza os áudios, de forma eficiente, para que o usuário não perca tempo realizando essa tarefa cansativa.

No entanto, com o fenômeno do multi-dispositivo em acensão, uma exigência tornou-se muito valiosa: a sincronização e gerenciamento de podcast nesses dispositivos que estão conectados e em constantes mudanças — atualização de capítulos, fontes adicionadas, etc. — para serem replicados automaticamente através da nuvem. E como se isso no Linux? Novamente, de várias maneiras.

A recomendação mais simples seria iVoox, conhecido portal de podcast. No PC, você pode usado via browser e oferece também aplicativos móveis gratuitos. É definitivamente uma opção muito interessante, mas pode ser melhorado? Depende, mas se você gosta do fator de personalização, aderindo ao software livre você não leva susto e não se complica nenhum um pouco… gPodder é a resposta.

O gPodder é um aplicativo gratuito para gerenciar seus podcasts, ele é compatível com qualquer distribuição Linux, além das plataformas Windows, Mac OS X e Android. O software possui duas grandes vantagens, sendo que o gPodder não armazena os podcasts em seus próprios servidores, a API é aberta para aplicações de terceiros e de caráter comunitário, ou seja, o software é open source e vovê pode conferir o repositório clicando aqui.

Em termos dos benefícios ao usar o gPodder, além do cliente oficial para Linux, o programa lhe permite definir seus players favoritos que no meu caso são o Audacious para áudio e o VLC para vídeos, o mesmo tipo de configuração pode ser aplicada no telefone seus smartphone Android, somente com o app oficial.

Temos ainda o gpodder.net que é um serviço web gratuito que permite o gerenciamento de suas assinaturas de podcast e a descoberta de novos conteúdos. Se você costuma usar vários dispositivos, através desse você pode sincronizar assinaturas e seu progresso de áudios e vídeos. Com a conta no serviço web você também pode compartilhar sua lista de podcasts via arquivos opml, xml e rss ou mesmo por link direto.

Para Android

A duas possibilidades para fazer o download do aplicativo oficial do gPodder para Android, o download pode ser feito via Google Play ou do APK direto do servidor do gPodder clicando aqui.

Recomendação de podcast

A minha lista de podcasts pode ser encontrada clicando aqui, ou se preferir pode fazer o downnload dos arquivos opml ou rss. A minha recomendação fica com os Podcasts Hack ’n’ Cast e Jovem Nerd.

O Hack ’n’ Cast é um podcast é um podcast sobre tecnologia em geral mas sempre mais voltado para o Open Source, Software Livre, GNU/Linux e programação. Já tive o prazer de participar de dois episídeos v0.8 JavaScript e v0.9 Chaves & Chapolin, o feed do podcast pode ser encontrado nas opções de download acima.


Inscreva-se • Subscrible 
 youtube.com/c/TavernaLinuxBR
📄 comente 👍 curta 🔄 compartilhe!

Envie seu artigo 🍻
Twitter · Facebook · Instagram · G+ · Quitter · Tumblr · SoundCloud

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.