👓 Firefox - Aspectos UX/UI e Ferramentas de Desenvolvedor ፤ Naurú Irundy

✍ Assine 📄 comente 👍 curta 🔄 compartilhe!

Esse é o quarto e penúltimo vídeo da série Naurú [Bravo em Tupi-guarani] em homenagem ao “recente” anúncio da Mozilla traduzir o navegador para o idioma Guarani. O projeto foi criado e coordenado por Alcídes Torres com o foco em “uma tradução muito amigável e que não gere complicações”, disse Torres.

A série tem como objetivo dar dicas — para usuários avançados ou não — de como deixar o navegador para mais veloz com a melhor performance possível, além de ensinar como manter a privacidade e segurança de quem utiliza o browser.

URLs completas na barra de endereços

Essa chave controla o comportamento do protocolo HTTP e o arrasto atrás de nome de domínio [isso se a página aberta for idêntica ao nome de domínio] estão escondidos.

browser.urlbar.trimURLs » false

Veja mais em
MDN | Bugzilla@Moziila em Bug 665580 e Bug 691147

Se livrar do inútil/redundante

Eu nunca entendi por que a barra de url foi habilitada para pesquisa na web quando já existe uma barra de pesquisa dedicada. Apesar de não me agradar, a Mozilla chama isso “campo unificado”, e foi projetado por muitas razões, tais como uma melhor identificação de pesquisas entre os resultados ou sempre destacando a ação para o usuário deixando o processo mais claro.

A partir do Firefox 48 os usuários que querem as opções de pesquisa removida na barra de endereços tem as seguintes podem usar essa chave.

browser.urlbar.unifiedcomplete » false

Veja mais em 
Mozilla Support | MlzillaWiki

Pesquisas com botão direito em segundo plano

Essa chave controla se uma pesquisa a partir do menu de contexto com “Pesquisa <search engine> para <texto selecionado>” abrir uma nova guia com foco para que ela carregue em primeiro plano ou manter o foco na guia atual e abri-la em segundo plano.

browser.search.context.loadInBackground » true

Veja mais em 
MDN | Bugzilla@Moziila

Remover mensagem “[local] está agora em tela cheia”

Se você tem medo de que isso possa “facilitar phishing’s”, você pode não querer estar na internet.

Mozilla vem mexendo no comportamento de “tela cheia” do Firefox nos últimos versões Nightly do navegador para tornar o recurso menos irritante para os usuários.

Alguns sites permitem que você execute aplicativos ou serviços em tela cheia. Muitos serviços de streaming de vídeo como o YouTube ou Twitch oferecer opções de ecrã inteiro para transmitir vídeos em tela cheia. Esta opção de tela cheia não deve ser confundida com o funcionamento do próprio navegador em modo de tela cheia, já este último é alternado com um toque na tecla F11 no teclado.

Os usuários do Firefox que fizem uso dessa possibilidade até agora precisam permitir o modo de “tela cheia” toda vez que ele for ativado em um determinado site. Isto significava que o vídeo não iria iniciar a transmissão antes de confirmada a solicitação pelo usuário com um clique no botão permitir.

Para acabar de vez com esse “incomôdo” adicione as chaves abaixo.

full-screen-api.warning.delay » 0
full-screen-api.warning.timeout » 0

Desativar animação da barra de URL em “tela cheia”

No modo de tela cheia do Firefox, a barra de ferramentas e a barra de guias ficam ocultas na parte superior da tela e apenas visível ao movimentar o mouse. Chamando a atenção para isso, eles são mostrados de percorrer o mouse para cima e para fora da tela quando o modo de tela cheia é ativado. Esta chave determina o comportamento desse efeito.

browser.fullscreen.animate » false

Veja mais em 
MozillaZine

Desativar animação de guias

Eu costumo abrir muitas guias no navegador e quando eu estava tentava fechar essas abas, o Firefox levava mais segundos do que o normal para fechá-las o mesmo acontecia ao mudar para a próxima guia. Além disso, o processo de mudança foi ficando mais lento pouco a pouco, na verdade, a animação usada pelo navegador ao fechar as abas estava causando esse problema irritante.

O browser mostra uma animação agradável ao abrir novas abas ou fechar abas existentes e se você abrir várias abas no Firefox, o navegador começa a consumir mais recursos e quando você tenta fechar abas, o navegador começa a ficar lerdo e leva tempo para fechar as abas.

Se você também está enfrentando — ou enfrenta — problema semelhante, você pode corrigir esse problema, desativando animação que é usado pelo Firefox, enquanto guias de abertura/fechamento.

browser.tabs.animate » false

Veja mais em 
AskVG | Bugzilla@Moziila

Não avisar ao fechar Abas/Guias

Com a opção “Avisar ao fechar várias guia” selecionada, o Firefox pode apresentar uma caixa de diálogo intitulada “Confirmar Fechamento de guia” perguntando “Você está prestes a fechar X guias abertas. Tem certeza que deseja continuar?”, com essa chave o Firefox pode agora fechar as guias e sair sem aviso ou confirmação, mesmo com mais de uma guia aberta.

browser.tabs.warnOnClose » false
browser.tabs.warnOnCloseOtherTabs » false

Não avisar ao abrir about:config

É através do about:config que a Mozilla oferece fácil acesso a muitas preferências de forma “oculta”. Algumas delas podem ser prejudiciais para mudar sem saber suas ramificações. No Firefox 2.0, uma página de aviso é exibida antes de o usuário pode usar about:config para alterar as configurações.

Claro que se você já passou algum tempo ajustando o Firefox, você provavelmente já viu a mensagem de aviso dizendo que você provavelmente não deveria ser alterar qualquer configuração. Felizmente, você pode remover o aviso.

general.warnOnAboutConfig » false

Veja mais em 
MozillaZine | Bugzilla@Moziila

Se Livrando de pop-ups “Você realmente deseja sair desse site?”

Alguns sites, como Stackexchange, apresentam um pop-up “Tem certeza de que deseja sair desta página?” quando você tenta sair sob certas condições, se você não está editando um post ou fazendo upload na nuvem. Isso é útil!

Infelizmente, sites maliciosos ou infectados gostam de usar a mesma funcionalidade para dizer, “Hey! Você ainda não instalou o nosso antivirus para enfrentar os 111 vírus detectados em seu computador!”, ou ainda “Deixar esta página” e “Fique nesta página”, ainda existem outros semelhantes muito utilizados “Fique seguro. Instale o nosso produto” e “Tiro no próprio pé”.

O Javascript pode fazer alguma coisa desagradável. Quando eu chegar a aparecer em um desses diálogos tentando me impedir de sair de um site claramente mal-intencionado, qual deve ser a minha resposta? É seguro clicar em “Deixar esta página” ou o que quer que substitua esse texto? Poderia um site mudar o comportamento do botão, ou interceptar a minha tentativa de navegar para fora e apresentar o seu próprio diálogo falso que faz de tudo para que eu clicar nele?

dom.disable_beforeunload » false

Veja mais em
Mozilla Support | MozillaZine | Super User

Impedir desativação de menu do botão direito

A desativação do menu do botão direito pode ser útil ao usar coisas legais como wysiwyg edotors, mas alguns sites usam esse recurso para desativar o menu do botão direito em toda a página para impedir que usuários não acessam o código-fonte ou salvem suas imagens. Mas, como desenvolvedor ser capaz de acessar o menu do botão direito é muito útil. Essa chave determina se os sites estão autorizados a bloquear o acesso ao menu de contexto do botão direito.

dom.event.contextmenu.enabled » false

Veja mais em 
MozillaZine

Evitar que sites/popups mexam em certos elementos UI

Essas preferência chaves impedem que sites possam desabilitar certas características de novos recursos da janela.

Páginas da Web podem desabilitar um número de características em novas janelas/guias abertas via JavaScript, como redimensionar janelas ou “pop-ups” e outras características podem faltar.

dom.disable_window_open_feature.location » true — Sempre mostrar barra de URL
dom.disable_window_open_feature.resizable » true — Permitir para redimensionar janelas
dom.disable_window_open_feature.status » true — Sempre mostrar barra de status

Veja mais em 
MozillaZine | Fórum MozillaZine

Se livrar de “diretório de tiles”

Quando você incia o Firefox pela primeira vez, uma mensagem na página da nova guia informa o seguinte: as telhas são [com um link para uma página de suporte ou para tiles patrocinadas], uma promessa de que o recurso cumpre a política de privacidade da Mozilla, e um lembrete de que você pode desligar completamente as tiles e optar por ter um espaço em branco quando solicitar uma nova guia ou página.

browser.newtab.preload » false
browser.newtab.url » “about:blank”
browser.newtabpage.directory.ping » “”
browser.newtabpage.directory.source » “”
browser.newtabpage.enabled » false
browser.newtabpage.enhanced » false
browser.newtabpage.introShown » true

Veja mais em 
The Next Web

Desativar auto-rolagem via clique do botão de rolagem

Do meu ponto de vista, o botão de rolagem é a única melhor invenção desde, bem, o próprio mouse. Se você ainda está clicando e arrastando a barra de rolagem no lado direito de seu navegador, processador de texto ou seja lá o que for, você está dificultando sua vida desnecessariamente.

Gosto muito do botão de rolagem, no entanto, eu não gosto como o Firefox move a página acima e para baixo com “pequenos saltos”. Isso é uma distração e muitas vezes eu acabo me irritando com isso, pois sempre acabo em uma parte diferente da página.

general.autoScroll » false

Veja mais em 
MDN | Bugzilla@Mozilla

Iniciar a pesquisa durante a digitação

A primeira chave faz buscas conforme você digita permitindo que você comece procurando o texto na página imediatamente, ou simplesmente digitando o texto que você está tentando encontrar. Normalmente você precisa acionar este recurso pressionando ‘ [aspa simples] para pesquisar o texto do link, ou / [barra] para pesquisar todo o texto. No Firefox, pesquisar ao digitar também exibirá a barra “Localizar” na parte inferior da janela e preencher o campo “localizar” enquanto você digita.

accessibility.typeaheadfind » true

Referenta a segunda chave, localizar ao digitar é integrado com a barra de ferramentas quando FAYT é ativado, a barra de ferramentas é exibida com sua consulta digitada. A primeira vez que a barra de ferramentas “Localizar” é aberta e for encontrada uma correspondência, o fundo do campo “Localizar” da barra de ferramentas é brilha para chamar a atenção para ela. Essa preferência controla se a barra de ferramentas tem “brilho” ou não.

accessibility.typeaheadfind.flashBar » 0

Veja mais em 
MozillaZine via
http://bit.ly/2ay2u3M e http://bit.ly/2aS8J4H

Ferramentas de desenvolvedor

Essa chave de preferência serve para habilitar o conta-gotas — ou selecionador de cor se referir — no dev tools.

devtools.command-button-eyedropper.enabled » true

Por default [padrão] o tema do dev tools é branco [light], mas é possível deixar ele com tema escuro [dark].

devtools.theme » “dark”
Irundy é o número 4/quatro em guarani
O próximo vídeo vai ser Peteĩ po que é o número 5
Inscreva-se • Subscrible 
 youtube.com/c/TavernaLinuxBR
📄 comente 👍 curta 🔄 compartilhe!

Medium TwitterFacebook InstagramGoogle+QuitterTumblr


Originally published at www.linkedin.com.